terça-feira, 15 de maio de 2012

Uma Vaia de Alerta Para Dilma e o PT.

                           A presidenta Dilma Roussef foi vaiada hoje por parte dos prefeitos presentes na abertura da XV Marcha A Brasília Em Defesa Dos Municípios , organizada pela Confederação Nacional dos Municípios. A presidenta da república que compareceu ao evento acompanhada de quase todos os ministros e ministras , discursou demonstrando entendimento e solidariedade com as causas municipalistas , ressaltando que entrou para a  vida pública como secretária de fazenda de Porto Alegre , porém ao ser questionada pela platéia sobre a questão da distribuição dos royalties do petróleo , a presidenta Dilma afirmou que nós , os  prefeitos , não iríamos gostar do que ela  falaria , e em seguida aconselhou-nos de forma contundente a lutarmos buscando a  partilha daqui para frente e não para trás. A resposta  da maioria da platéia foi uma vaia finalizando o seu pronunciamento.
                           Observamos logo em seguida as vaias dirigidas a presidenta Dilma , a própria mídia oficial que não perde a oportunidade de atacar o governo e o PT , demonstrando-se estarrecida com prefeitos manifestando daquele jeito com uma presidenta que tem 77% de aprovação e que havia anunciado na mesma solenidade a liberação de máquinas retroescavadeiras e motoniveladoras para municípios de até 50.000 habitantes , além de outros outras parcerias e benefícios anunciados . A atitude da imprensa em relação ao ocorrido não nos surpreende , pois a mídia enxerga o Brasil  a partir do Rio e de São Paulo . Lamentavelmente , a presidenta Dilma e o PT nacional também fazem coro a esta visão . É mais fácil bater nos prefeitos de pequenas cidades , prejudicando municípios menores e  estados que não são banhados pelo mar , ou que mesmo banhados não possuam exploração de petróleo em suas fronteiras , fronteiras sim , pois como salientou o presidente da CNM Paulo Ziulkoski em pronunciamento anterior ao da presidenta da república:"não existem estados produtores de petróleo e sim estados fronteiriços , visto que o petróleo é extraído em alto mar e o mar é da união."
                   Junto com a imprensa começarão a aparecer políticos que defenderão os interesses de seus estados , como o senador do Espírito Santo , Magno Malta do PR , que aplaudiu e elogiou a coragem da presidenta Dilma em falar para 3000 prefeitos que não quebraria contratos firmados na constituição . Naturalmente , é legitimo a defesa por políticos e jornalistas aos privilégios de seus estados e municípios , contudo não é cabível na democracia desqualificar um movimento que busca apenas a igualdade na distribuição da riqueza produzida no mar do Brasil , ainda mais num país de todos , cujo o governo tem como slogam "País rico é país sem pobreza."
                   Que a vaia de hoje sirva de alerta para nosso governo e nosso partido. Partido e governo que deram e estão dando certo , podem começar a enxergar o Brasil de um ponto de vista mais interiorizado , e como estamos numa unidade federativa , o governo  deveria também convidar os municípios e os estados para ajudarem na formulação da construção deste novo  Brasil , afinal quem consegue conduzir a execução das políticas públicas , que são os governadores e os prefeitos , têm condições para contribuirem e muito nas suas formulações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário