sábado, 5 de maio de 2012

Semana Com Trabalhismo Em Alta No Brasil.

                      Esta semana que se encerra , explicitou mais claramente em nosso país a predominância do trabalhismo. Segunda-feira , dia 30 de abril , véspera do feriado do dia do trabalhador , foi divulgada por toda a imprensa a notícia da escolha do deputado federal Brizola Neto do PDT para o Ministério do Trabalho . Ainda na mesma data , a presidenta da república Dilma Rousseff fez seu pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão sobre o 01 de maio no Brasil. Com um discurso focado no desenvolvimento e na melhoria da qualidade de vida do trabalhador , a presidenta Dilma Rousseff afirmou que tudo o que um país produz é fruto do esforço do trabalhador , e por isso , todo o trabalhador tem o direito de usufruir da riqueza produzida . Disse também que não quer ser a presidenta que cuida apenas  do desenvolvimento do país , mas que quer ser aquela que cuida em especial do desenvolvimento das pessoas."Cuidar do desenvolvimento das pessoas , significa lutar incessantemente para acabar com a pobreza extrema  em todas as regiões do país." Complementou a presidenta Dilma Rousseff. Em outro tópico do pronunciamento , a presidenta enviou um recado contundente ao sistema bancário : " Nosso sistema bancário está entre os mais sólidos do mundo e é um dos que mais lucraram , isto permite que os bancos deem crédito melhor e mais barato aos brasileiros . É inadmissível que o Brasil que tem um dos sistemas mais sólidos e lucrativos , continue com um dos juros mais altos do mundo . Estes valores não podem continuar tão altos . O Brasil de hoje não justifica isso . Os bancos não podem continuar cobrando os mesmos juros para as empresas e para o consumidor enquanto a taxa básica , a Selic cai , a economia se mantém estável e a maioria dos brasileiros honra com presteza e honestidade os seus compromissos . O setor financeiro , portanto , não tem como explicar esta lógica perversa aos brasileiros."
                  Na quinta-feira , dia 03 de maio , na posse do novo Ministro do Trabalho , Brizola Neto , a presidenta Dilma reforçou o recado ao sistema financeiro e reafirmou o seu compromisso com o trabalhador e com o trabalhismo . Não se limitando apenas ao simbolismo da nomeação de Brizola Neto do PDT para o ministério , a presidenta em seu discurso rememorou a linhagem do jovem ministro , que além de neto de Leonel Brizola , também traz em seu DNA o trabalhismo de seu tio avô João Goulart , que também assumiu o Ministério do Trabalho aos 33 anos de idade no governo de Getúlio Vargas . As referências aos ícones do trabalhismo no Brasil , até então tão vituperiados pela direita brasileira , resgata merecidamente a memória de exemplos de lutas e conquistas para os trabalhadores do Brasil . A presidenta Dilma com sua postura corajosa e lúcida faz o encontro histórico da justiça e da esperança de um povo que hoje pode caminhar de cabeça erguida e com orgulho por ter eleito duas vezes um trabalhador sem diploma universitário e em seguida  uma mulher guerrelheira e guerreira de esquerda .
                  Para coroar a semana do trabalhismo no Brasil , Luiz Inácio Lula da Silva recebeu no Rio de Janeiro , na sexta-feira , cinco diplomas Doutor Honoris Causa  de  cinco universidades públicas daquele estado que reconheceram e condecoraram Lula com a honraria . Nossa presidenta chorou emocionada , talvez com a mesma emoção que todos nós trabalhadores e trabalhadoras desse país sentimos ao ver que a luta e o empenho dos que acreditam no trabalhismo como nós , estão produzindo  resultados inquestionáveis e concretos na vida de todo o povo brasileiro . No  momento em que o mundo que escolheu a via do neo-liberalismo está todo em crise , nosso país que optou por um governo de esquerda e popular , colhe os frutos da luta do trabalhismo .Talvez um novo trabalhismo ,  mas de origem popular e humanista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário