quarta-feira, 14 de março de 2012

A comissão da Verdade


                     Nos ultimos dias , temos visto uma intensificação no debate sobre a implantação da Comissão da Verdade. Interessante que mesmo jornalistas com posições conservadoras , defensores da direita estão defendendo a celeridade neste processo iniciado no governo Lula e continuado no governo Dilma.Até mesmo uma jornalista das Organições Globo , está apresentando um série no canal por assinatura da emissora Marinho.Ainda outro dia , assistimos a sua entrevista com os filhos do deputado Rubens Paiva , assassinado nos cárceres do sangrento regime implantado em nosso país. No mesmo programa , foi entrevistado uma alta patente militar reformada daquela época , que afirmou não ter certeza de que a Presidenta Dilma tenha sido torturada , sendo respondido de pronto pela jornalista que disse acreditar na palavra da Presidenta que sofreu como presa política naquele sistema.
                      Em uma coluna do jornal O Globo deste último domingo , a mesma jornalista retomou a pauta brilhantemente , relatando a morte do jornalista Wladimir Herzog , que segundo documentos militares teria se suicidado.Entretanto , o mesmo artigo  mostra diversos dados que demostram mais um assassinato pelo poder fardado que dominou o Brasil. No decorrer do texto ,  a articulista ressalta ainda a importância de revisitarmos a história para que fatos horrendos como a do período de chumbo não voltem a ocorrer em nossa nação. Segundo a escriba , jovens militares ainda estão se formando nos quartéis com a lição de que a implantação do regime militar no Brasil foi um ato de heroísmo que resguardou o país de perigosas ameaças durante vinte anos.
                       Para contribuir com o debate , é pertinente lembrarmos que em outros países da América do Sul como Chile e Argentina os ditadores e torturadores foram e estão sendo julgados e presos por crimes contra a humanidade. Cabe ainda , rememorarmos que ao findar a Segunda Mundial , os aliados na Alemanha abriram as prisões e os campos de concentrações Nazistas para que o povo pudesse testemunhar as atrocidades que Hitler e seus comandados faziam . O povo alemão se envergonha até hoje por aqueles acontecimentos medonhos e inacreditáveis.
                        Há a necessidade mais que urgente de que o nosso governo indique os membros da Comissão da Verdade e abram-se todos os documentos daquele momento de trevas  em nossa história para que se faça justiça a milhares de famílias de cidadãos mortos e torturados de todas as formas inimagináveis. É também fundamental expôr , expurgar e divulgar intensamente todo o ocorrido em nossa pátria para que bestialidades não voltem a afetar a vida de todos nós , pois como escreveu um grande pensador: a democracia mesmo não muito boa , ainda é o melhor de todos os regimes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário