sábado, 22 de setembro de 2012

Crônica da Marcha das Margaridas

             Na manhã deste sábado , 22 de setembro , Sheila e eu chegamos em Juiz de Fora , sua cidade natal e capital da Zona da Mata e Vertentes para mais um ato de militância em favor da candidata a prefeita do PT Margarida Salomão. Ao nos dirigirmos para o local do início do evento , Parque Halfed , em frente ao prédio da Câmara Municipal reencontrei um amigo da Faculdade de Letras ,  que participaria também da manifestação. Ao perceber a presença de algumas pessoas  se aglomerando com bandeiras do PSDB  no espaço combinado para o nosso encontro , Sheila e eu estranhamos , estranhamento não compartilhado por meu amigo , pois sua esposa é funcionária contratada da prefeitura e foi intimada a comparecer ao evento organizado de última hora pelo atual prefeito e candidato a reeleição  Custódio Mattos. Ainda segundo meu amigo , diversos contratos de funcionários da municipalidade vencerão no dia 06 de outubro de 2012 , véspera do primeiro turno da eleição , obviamente quem não participar dos atos promovidos pela candidatura tucana.....
            Nos unimos aos companheiros e companheiras  que já se faziam presentes e testemunhamos a chegada de cabos eleitorais contratados pelos tucanos com o único e exclusivo interesse em provocar um conflito conosco.Gritos  e  provocações nos levaram a recuarmos em nosso espaço até certo ponto , no entanto , a tática nazifascista usada pelos cabos eleitorais e até mesmo alguns secretários do tucano  Custódio Mattos estava muito acentuada e crescente. O clima foi tão tenso que fui obrigado a fazer algo que nunca fiz em meus quase oito anos como prefeito de Tabuleiro , praticamente dei uma carteirada em dois indivíduos que se apresentaram para mim como secretários do governo municipal de Juiz de Fora. Ao me apresentar pelo cargo que exerço , o tom da conversa mudou . Se não respeitariam o militante que sempre fui e serei , ao menos conseguiram respeitar-me como prefeito.O que é lamentável para eles!
               A descompostura dos secretários e cabos eleitorais foram  ratificadas pelo prefeito e candidato a reeleição  em Juiz de Fora Custódio Mattos que se apresentou ao evento com um discurso inflamado e demagógico , no qual chegou ao cúmulo de chamar Margarida e a todos nós de burgueses. O proletário Custódio Mattos e o partido dos pobres PSDB! É muito cinismo em um só político e um só partido!Em meio a confusão provocada pelos funcionários da campanha de Custódio , uma jovem petista foi agredida e minha esposa Sheila somente não sofreu uma agressão física por um moça contratada tucana porque revivi minha época de segurança e falei grosso: "na minha mulher só eu coloco a mão e mesmo assim somente para fazer carinho!" A moça e alguns tucanos não duvidaram de minhas falas.
                Após várias tentativas de tumulto dos bicudos e seu patrão bigodudo ,evadiram-se do local levando suas sujeiras pelo calçadão da Rua Halfed. A nossa líder , professora e próxima prefeita de Juiz de Fora Margarida Salomão chegou um pouco depois da revoada das aves de agouros , no horário exato da chegada da primavera , pois como escreveu o poeta : "Os poderosos podem matar as flores , uma , duas e até três vezes , mas jamais impedirão a chegada da primavera!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário