sábado, 15 de junho de 2013

Vamos Todos Protestar Nas Ruas

                        Nos últimos dias têm se intensificado os protestos pelas ruas  de algumas cidades brasileiras , movimentos nos quais ainda não temos , segundo alguns estudiosos , identificadas as reais bandeiras. Contudo  , as manifestações são legítimas e muito bem vindas em um estado democrático de direito como vem se tornando o Brasil nos últimos anos.
                         Dentro deste cenário de mudanças e inclusão cidadã de pessoas que até há bem pouco tempo eram relegadas a ficarem a margem dos diversos símbolos que formam e sustentam um país , acredito que está na hora de todos nós dialogarmos com estes movimentos buscando agregar informações e avaliações históricas e econômicas para enriquecer e dinamizar o movimento democrático de nosso povo.
                           Como proposta inicial , permitam-me sugerir que possamos somar as bandeiras reivindicatórias dos movimentos a devolução ao povo brasileiro da ex-estatal Vale do Rio Doce vendida pelo então presidente da república Fernando Henrique Cardoso do PSDB pelo valor de 3,3 bilhões de reais mesmo estando avaliada em 10 bilhões de reais pela corretora Maril Linclh. Nove meses após a venda , a Vale apresentou um lucro líquido de 20 bilhões de reais . A justiça brasileira reconheceu a fraude na venda da estatal e FHC do PSDB responde como réu pela negociação.
                            Em meio as manifestações dos "novos movimentos" que se organizam em redes sociais presenciamos o mote dos gastos com a Copa do Mundo e as reais necessidades de maiores investimentos na saúde , educação , habitação , etc. Os gastos com a Copa do Mundo , segundo o Ministério dos Esportes , devem se aproximar dos 33 bilhões de reais , sendo 85% financiado pelo estado. Perante esta perspectiva , se reestatizarmos a Vale do Rio Doce , somente com o lucro gerado por ela pagamos a copa e ainda teremos muito dinheiro para investir em todas as áreas do país.
                              Vamos todos protestar nas ruas por um Brasil cada vez mais de todos e todas , mas depois de torcermos e muito pela Seleção Brasileira , é claro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário